INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
DESTINO: Sítio ecológico Espaço Verde
SÉRIE: 4° ano do Ensino Fundamental
4° ANO - MANHÃ
DATA: 02/09 (terça-feira)
HORÁRIOS: 6h30 às 18h - (Concentração às 06h30min e saida às 7h.)
Turmas: A, B, C e D
4° ANO - TARDE
DATA: 02/09 (terça-feira)
HORÁRIOS: 6h30 às 18h - (Concentração às 06h30min e saida às 7h.)
Turma: E
Vivência no Sítio Ecológico: descobrindo os segredos da natureza!
Prezada Família Marista São Luís:
A aula de campo é uma experiência enriquecedora que amplia as possibilidades de aprendizado, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda da realidade ao seu redor. Esse ambiente dinâmico e interativo desperta a curiosidade, estimula a criatividade e motiva a pesquisa, tornando o conhecimento mais significativo e acessível. Além disso, possibilita a conexão entre teoria e prática, favorecendo uma aprendizagem mais envolvente e eficaz.
"O trabalho de campo é uma alternativa concreta de se viabilizar teoricamente o propósito de ultrapassar a reflexão intrassala de aula, como forma de executar / 'praticizar' a 'leitura' do real, sendo, assim, um momento ímpar do exercício da práxis teórica." (THOMAZ
JÚNIOR,1991, p.17)
Dessa forma, proporcionando um melhor desenvolvimento das peculiaridades da prática científica e dos respectivos processos mentais em desenvolvimento.
Explorar os ambientes de realização da pesquisa iniciada em sala de aula, promovendo o
contato direto com a natureza e os ecossistemas da região, investigando os elementos naturais e culturais do biorna Mata Atlântica, favorecendo o protagonismo dos estudantes e ampliando sua compreensão sobre os desafios e as possibilidades de construção de um futuro sustentável. Proporcionar aos estudantes conhecimentos relevantes sobre os animais silvestres e sua importância no meio ambiente, bem como favorecer in loco sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e a ecologia integral, de forma expositiva, participativa, integradora e dinâmica, fora da estrutura da escola.
O Espaço Verde está situado no munidpio de lgarassu, a cerca de 27km do Recife, na Zona Rural, com características típicas dos tabuleiros costeiros. A região preserva fragmentos da Mata Atlântica, componentes vitais dos ecossistemas litorâneos do Nordeste. Além disso,
existem referências a áreas como o Refúgio Ecológico Charles Darwin, com cerca de 60 hectares da mata preservada, demonstrando a relevância ambiental da região e proporcionando vivência direta nos biornas, educação ambiental e sustentabilidade e integração interdisciplinar.
A aula de campo é um importante recurso didático que contribui para o avanço da etapa de pesquisa prevista nos projetos de aprendizagem. Nesse contexto de observação e
experimentação, a atividade considera os momentos anteriores já vivenciados no projeto, como a ativação dos conhecimentos prévios e a escolha dos temas a serem aprofundados. Os roteiros de estudo elaborados para a aula de campo são essenciais para garantir a organização e a sistematização dos conhecimentos em construção, a partir de múltiplas fontes de pesquisa e experiências práticas vivenciadas pelos estudantes.
ESCOLA E FAMÍLIA
O aprendizado in loco torna-se ainda mais significativo por meio da parceria entre escola e famUia, uma colaboração essencial para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, esta orientação pedagógica não apenas apresenta a proposta da aula de campo, mas também reforça a importância dos investimentos necessários para o desenvolvimento do Projeto Marista de Educação Básica, garantindo uma formação integral e de qualidade para os estudantes.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade